GRIPE A ( H1N1 )
O Instituto Politécnico de Tomar exerce uma cultura de responsabilidade colectiva, não descurando a segurança de pessoas e bens, na atitude individual de todos os seus agentes bem como na sua filosofia de grupo.
Afastada que está qualquer intenção alarmista, entendeu o Gabinete de Coordenação de Segurança dar procedimento às recomendações das Autoridades Nacionais em matéria de Saúde pela criação de um Plano de Contingência que promova a regulação de atitudes e procedimentos face ao cenário de pandemia provocado pelo vírus da Gripe A (H1N1).
Este sub-eixo da área da Saúde, integrável no eixo da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, é, por isso, competência deste Gabinete nos termos do seu Regulamento.
"A nova estirpe de vírus da gripe transmite-se pelo ar, de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva de um indivíduo doente, sobretudo através da tosse e dos espirros, mas também por contacto das mãos com objectos e/ou superfícies contaminados.
Trata-se de uma gripe humana e os sintomas desta doença são os mesmos da gripe comum: febre, tosse, dor muscular, dificuldade respiratória e, nalguns casos, vómitos e diarreia.
O Ministério da Saúde accionou o Plano de Contingência para este tipo de situações e encontra-se permanentemente a acompanhar a evolução da situação, divulgando informação útil aos cidadãos sempre que necessário."
FONTE: www.dgs.pt
DOCUMENTAÇÃO
Plano de Contingência Folhetos Informativos
LINKS ÚTEIS
Direcção-Geral da Saúde:
Microsite da Gripe:
Pode visitar o Microsite da Gripe A disponibilizado pela D.G.S. clicando aqui,
seguindo depois o link "Microsite da Gripe".